sábado, 31 de março de 2012



População reclama da falta de iluminação, na pista de atletismo do Poliesportivo Dick, em Cubatão

    
As más condições de iluminação da pista de atletismo do Poliesportivo Roberto Dick, no centro de Cubatão, se arrastam por mais de 15 anos, mas faz quase dois meses que a situação piorou de vez, ou seja, o local atualmente não tem luz. Nenhuma das quatro torres de iluminação está funcionando. Nos últimos anos, somente alguns refletores de duas torres funcionavam, e mesmo assim precariamente. 



A pista de atletismo é utilizada diariamente por dezenas de cubatenses ao final do dia e início da noite. Alguns, são atletas que fazem parte da equipe de pedestrianismo de Cubatão, e outros que usam a pista para uma simples corrida e caminhada no início de noite, após o trabalho.
No período noturno, os adeptos das atividades físicas reclamam das condições em que se encontra a iluminação existente no local, que apresenta vários pontos de escuridão naquele complexo esportivo. Na área e sala de ginástica também não tem luz.
Segundo o munícipe “x”, a falta de iluminação da referida pista de atletismo, tem prejudicado sensivelmente a prática de exercícios ao escurecer e nas primeiras horas da noite, podendo inclusive causar acidentes e quedas.
O aposentado “y”, também mostrou preocupação com a falta de iluminação. “A gente já está com a idade um pouco avançada, acaba tendo dificuldades para enxergar a noite e enfrentamos risco constante de se machucar”.
Outro munícipe explica que a maioria dessas pessoas que utilizam a pista no período noturno trabalha durante todo o dia e somente podem praticar exercícios físicos após o encerramento de suas atividades profissionais, ao final do dia e início da noite. “É lamentável você chegar aqui para uma caminhada e encontrar o local um verdadeiro breu, quase em estado de abandono, por exclusiva falta de manutenção”, conta.
E pelo andar da carruagem, tudo leva a crer que a Prefeitura de Cubatão tão cedo não solucionará aquele “simples” problema. Ou brevemente recomendará aos usuários noturnos da pista de atletismo do Poliesportivo Dick que passem a levar velas, lanternas... (sic).


Para preservar as pessoas que conversaram comigo de qualquer tipo de represália e perseguição, omiti os nomes delas neste texto.
As fotos em anexo eu tirei hoje (30 de março), por volta das 18h30, sem flash, para que as pessoas possam ter a sensação de como o local fica escuro no início da noite.


Moésio Rebouças, usuário da pista de atletismo 

do Poliesportivo Dick há anos 
PS: Não sei se é coincidência, mas depois que acabou a luz na pista de atletismo a quantidade de mosquitos naquela área aumentou substancialmente. Tem gente até levando repelente de mosquitos para suas caminhadas e corridas.