segunda-feira, 25 de junho de 2012

Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) - o mesmo que tem feito levantamentos sobre a popularidade dos nove prefeitos(as) da nossa região metropolitana (RMBS), entrevistou 600 santistas, e constatou - publicado pelo jornal impresso A Tribuna -, que maioria desconhece temas socioambientais e ambientais, onde somente 37,7% sabiam que no Rio de Janeiro iria ocorrer a Rio+20 (Encontro da ONU para o Meio Ambiente) e 82,1% admitiram desconhecer a Agenda21.

Isso se deve a vários fatores: preocupação do santista (cada vez mais) com seu status social (competição entre amigos, família) para ver quem tem mais carros na garagem, quem compra um desses apartamentos de luxo que a mediana gestão do prefeito Papa, e maioria dos vereadores da Câmara, fizeram questão de priorizar (alvarás e mais alvarás); o fracasso da Gestão do vereador Fabião à frente da SEMAM, principalmente em termos de Educação Ambiental (e olha que Santos dispõe de uma prefeitura e vários órgãos públicos diversos (SEPLAN Estadual, SPU, CETESB, SABESP, Prodesan), ou seja, tanto da PMS como dos governos estadual e federal; além do distanciamento da sociedade civil organizada (Associações de Bairro, Sindicatos), Fórum da Cidadania, SESC, Universidades (cursos sobre Petróleo) e esvaziamento do trabalho de ONGs ambientalistas até poucos anos atrás atuantes, OAB etc. (Comissão de Meio Ambiente que já foi mais atuante).

Nesse caldo cultural de uma Santos com mais equipamentos públicos e "mais qualidade de vida", muita propagandas oficial e a sensação do santista de viver numa ilha de prosperidade, rodeado de municípios eternamente problemáticos, como Guarujá, Cubatão, São vicente, Praia Grande, principalmente em termos sócioambientais... Parece que todos voltaram seus olhos, e os bolsos para a o "pré-sal" e esqueceram a arborização (prometida por Fabião em 18 mil mudas), a poluição do trânsito, a balneabilidade das praias etc. etc. 


E o "ALEGRA CENTRO"?

* escreveu e publicou José Antonio Gonçalves

quarta-feira, 20 de junho de 2012

DESCASO AMBIENTAL EM CUBATÃO



Rio Casqueiro, em Cubatão, continua vítima de descaso ambiental
Quase três meses depois de divulgar imagens de um rastro quilométrico de sujeira acumulada às margens do Rio Casqueiro, na avenida Beira Mar, retornei hoje (17 de junho) ao local para verificar se houve alguma melhora.
Nada, o panorama é o mesmo. Total descaso ambiental e omissão da Prefeitura de Cubatão, que paga cerca de 24 milhões ano para a Terracom realizar serviços de “Preservação e Conservação Ambiental” (leia-se limpeza urbana) na cidade e não “aperta” dita empreiteira para regularmente limpar aquela área, se fizesse isso certamente não teríamos tanto lixo urbano acumulado ali.
Por outro lado...
Imaginar que a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), e Secretário Municipal de Meio Ambiente, Daniel Ravanelli Losada, moram ali do lado, a poucos metros da lixarada. Será que ambos não se incomodam com aquela triste imagem? Aliás, conversando com alguns populares que moram naquela redondeza, senti que eles se acostumaram com aquele visual sinistro; um até disse que o “lixo já faz parte da paisagem do Rio Casqueiro”.
Duro de engolir...
E acreditar na propaganda oficial da Prefeitura de Cubatão na Rio+20, cujo um dos slogans é “Cubatão+20. Exemplo para o mundo. Orgulho para todos nós”.
Exemplo? Orgulho?
* Moésio Rebouças

terça-feira, 19 de junho de 2012

MOVIMENTO POR UM HOSPITAL PÚBLICO EM VICENTE DE CARVALHO TEM APOIO DE VEREADOR DA CÃMARA DE GUARUJÁ

  Proposta pode viabilizar novo hospital público em Guarujá

 foto:  Mariza Maravilha





O prédio onde funcionava a unidade de Guarujá do Hospital Ana Costa (HAC) poderá ser adquirido pelo município e transformado em um novo hospital municipal em Vicente de Carvalho.

Proposta neste sentido, de autoria do vereador Gilberto Benzi (PDT), tramita na Câmara de Vereadores do Município como indicação à prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB).

Benzi sugeriu a aquisição por parte da prefeitura do prédio, localizado na Avenida Santos Dumont, aproveitando a estrutura, economizando tempo e dinheiro.

“Com praticamente metade da população de Guarujá, não é novidade para ninguém que Vicente de Carvalho precisa urgentemente de um hospital para atender sua população daquela área”, afirma o vereador.

Para convencer seus pares a dar encaminhamento à proposta e o Executivo a viabilizá-la, Benzi apresenta dados regionais. “Para atingir a meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Baixada Santista precisaria de mais 1.776 leitos”.

Segundo o parlamentar, com exceção de Santos, que possui um superávit de 607 leitos, todas as demais cidades apresentam déficit.“Guarujá, que possui 362 leitos, precisaria de mais 924 para atender a recomendação da OMS, que é cerca de três leitos por mil habitantes”.

O vereador entende que Vicente de Carvalho precisa urgentemente de um hospital e que a Prefeitura deve aproveitar a oportunidade e comprar o prédio, que “está pronto para uso e tem localização privilegiada”, finaliza.

fonte: www.diariodolitoral.com.br (17/06/2012)

ENTENDA

Terça-feira, 24 de janeiro de 2012 - 23h37
Desativação

Unidade do Hospital Ana Costa em Vicente de Carvalho fechará as portas

Simone Queirós
Créditos: Rogério Soares
PS Enseada deve atender usuários do plano
A unidade de Vicente de Carvalho do Hospital Ana Costa deve fechar as portas em 1º de fevereiro. A informação foi passada para A Tribuna, a princípio, por uma usuária do plano de saúde da instituição, que soube da possibilidade na última quinta-feira, ao ser atendida no hospital.

Neste mesmo dia, a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ana Costa para obter mais detalhes. Até esta terça-feira, o órgão ainda não havia confirmado ou negado a informação. Porém, funcionários da instituição a confirmaram tanto pessoalmente como por telefone.

A Tribuna foi até o local, sem se identificar, e questionou uma funcionária sobre a possibilidade de fechamento do Ana Costa. A resposta foi que o hospital será realmente desativado, só atendendo até o dia 31 deste mês. Ela disse ainda que, por este motivo, o setor de fisioterapia não estava mais agendando tratamentos.

Para confirmar a informação, mais tarde, a reportagem telefonou para a unidade de Vicente de Carvalho e pediu para agendar o tratamento de fisioterapia, sendo informada, mais uma vez, de que o serviço está suspenso. Questionada sobre o motivo, a atendente relatou a princípio não saber. Depois que foi citado o possível fechamento do hospital no próximo dia 31, ela confirmou ser esta a razão.

A funcionária disse não saber o motivo do fechamento. Porém, informou que o Pronto-Socorro Enseada, inaugurado no mês passado, passará a atender todos os planos de saúde Ana Costa a partir de 2 de fevereiro. Atualmente, apenas clientes do plano Master ou particulares são atendidos no novo local.

A Tribuna telefonou em seguida para o prédio da Enseada para indagar sobre esta possibilidade. A atendente respondeu que isso ainda não está confirmado e pediu para que voltasse a telefonar no final da semana, quando poderia haver novidades.
O Pronto-Socorro Enseada tem capacidade para atender até 1 mil pacientes por dia e tem 15 consultórios, salas de emergência, observação, inalação, gesso, curativo, laboratório, Raio-X e ultrassom.

Dentre as especialidades estão clínica médica, pediatria e ortopedia. São cerca de 1.200 metros quadrados, divididos em pavimento térreo, superior e estacionamento, em imóvel que foi construído seguindo o padrão das instalações implantado no ambulatório São Vicente, ambulatório Dr. Darcy Silvano e unidade Dr. Eduardo Martinelli, em Santos. 
fonte: A Tribuna (sucursal Guarujá)   

2º Complexo Hospitalar Ana Costa é inaugurado em Guarujá

19/12/11

Na última quinta-feira (15), aconteceu a cerimônia de inauguração da segunda unidade do Hospital Ana Costa, em Guarujá, no Bairro Enseada. O evento contou com a presença da prefeita, do secretário de Saúde e do presidente da Câmara dos Vereadores.
O diretor técnico do Hospital Ana Costa, José Luiz Boechart Paione, explicou a contribuição da unidade para o Município. “Vamos dar o apoio à população flutuante de Guarujá e da região”, afirma. Já o diretor administrativo, Márcio Antônio de Assis, fala das diferenças da unidade da Enseada e do Jardim Boa Esperança. “O da Enseada é um pronto-socorro e ambulatório para atender à população. Já o outro é hospital, que possui leitos”, esclarece.

A prefeita agradeceu a presença de todos e desejou sucesso. “É o começo de muitas coisas que virão do Ana Costa para o nosso Município. É uma grande felicidade receber este equipamento de saúde”, ressaltou.

A unidade da Enseada, localizada na Rua Sílvio Daige, 475, no Tejereba, têm como responsáveis os doutores: Gilson Lafayette, Augusto César de Bustamante Sá e Wellington Cunha.

fonte: http://www.guaruja.sp.gov.br/2o-complexo-hospitalar-ana-costa-e-inaugurado-em-guaruja

 HOSPITAL MANTINHA ATÉ PÁGINA NO FACEBOOK

Sobre

O Hospital Ana Costa e seus convênios
Missão
Tem como seu principal credenciado o Hospital Ana Costa, com rede hospitalar em sistema integrado de atendimento nas cidades de Santos, Guarujá, Cubatão, São Vicente e Praia Grande, cuja qualificação e organização é referência na Baixada Santista.

Conta também com diversos serviços referenciados em segmentos especializados de saúde, abrangendo outras localidades do litoral norte e sul, assim como oferece relação de, aproximadamente, 700 médicos altamente qualificados, pertencentes ao Corpo Clínico do Hospital Ana Costa.
Descrição
A conquista da credibilidade não veio por um acaso
O Ana Costa Saúde foi idealizado pela direção do Hospital Ana Costa, na década de 70, com o nome de Plano de Saúde Ana Costa. A prestação de assistência médica e hospitalar objetivou, inicialmente, grupos empresariais interessados em prover este benefício aos seus funcionários e dependentes.

A partir de 1982, o plano de saúde foi oferecido à toda...Ver mais
Informação de segurança
O Ana Costa Saúde está devidamente registrado na ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão regulador e fiscalizador das operadoras de planos de saúde, sob nº 36024-4.

Informações básicas

Entrou no Facebook9/12/2011

LocalizaçãoAv: Santo Dumont, 11470-100 Guarujá, Brazil

ProdutosOferecemos assistência médica em atendimentos de pronto-socorro (urgência/emergência 24 horas), ambulatórios (consultas, exames de diagnóstico e tratamento, fisioterapia etc), internações clínicas, cirúrgicas e obstétricas, UTIs geral, cardiológica e pediátrica (infantil e neonatal).

Informações de contato

Telefone0800 701 9656

Websitehttp://www.anacostasaude.com.br/quem_som...

Proprietários de páginas


quinta-feira, 14 de junho de 2012


ENQUANTO  FALTAM POLICIAIS  PARA COMBATER AÇÕES DO CRIME ORGANIZADO, NA BAIXADA SANTISTA, EM SANTOS 300 PMs NÃO CONSEGUIRAM FISCALIZAR A ENTRADA DE ROJÕES E MANTER A SEGURANÇA DURANTE O JOGO ENTRE SANTOS E CORINTHIANS (UM CAPACETE DE POLICIAL FOI ATIRADO EM CAMPO)


Conselho da ONU recomenda fim da Polícia Militar no Brasil

Relatório lista 170 recomendações do Conselho de Direitos Humanos.
Sugestão da Dinamarca é de que país combata 'esquadrões da morte'.

Da EFE
O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu nesta quarta-feira (30) ao Brasil maiores esforços para combater a atividade dos "esquadrões da morte" e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais.
Esta é uma de 170 recomendações que os membros do Conselho de Direitos Humanos aprovaram como parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre o Exame Periódico Universal (EPU) do Brasil, uma avaliação à qual se submetem todos os países.

A recomendação em favor da supressão da PM foi obra da Dinamarca, que pede a abolição do "sistema separado de Polícia Militar, aplicando medidas mais eficazes (...) para reduzir a incidência de execuções extrajudiciais".

A Coreia do Sul falou diretamente de "esquadrões da morte" e Austrália sugeriu a Brasília que outros governos estaduais "considerem aplicar programas similares aos da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) criada no Rio de Janeiro".

Já a Espanha solicitou a "revisão dos programas de formação em direitos humanos para as forças de segurança, insistindo no uso da força de acordo com os critérios de necessidade e de proporcionalidade, e pondo fim às execuções extrajudiciais".

O relatório destaca a importância de que o Brasil garanta que todos os crimes cometidos por agentes da ordem sejam investigados de maneira independente e que se combata a impunidade dos crimes cometidos contra juízes e ativistas de direitos humanos.

O Paraguai recomendou ao país "seguir trabalhando no fortalecimento do processo de busca da verdade" e a Argentina quer novos "esforços para garantir o direito à verdade às vítimas de graves violações dos direitos humanos e a suas famílias".

A França, por sua parte, quer garantias para que "a Comissão da Verdade criada em novembro de 2011 seja provida dos recursos necessários para reconhecer o direito das vítimas à justiça".

Muitas das delegações que participaram do exame ao Brasil concordaram também nas recomendações em favor de uma melhoria das condições penitenciárias, sobretudo no caso das mulheres, que são vítimas de novos abusos quando estão presas.

Neste sentido, recomendaram "reformar o sistema penitenciário para reduzir o nível de superlotação e melhorar as condições de vida das pessoas privadas de liberdade".

Olhando mais adiante, o Canadá pediu garantias para que a reestruturação urbana visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 "seja devidamente regulada para prevenir deslocamentos e despejos".

fonte: G1  http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/paises-da-onu-recomendam-fim-da-policia-militar-no-brasil.html

sábado, 9 de junho de 2012

QUEREM MELAR O "RABO DO DRAGÃO" EM GUARUJÁ?

Aprovada a criação da Área de Preservação Ambiental da Serra do Guararu

18/05/12

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente com o Instituto de Segurança Sócio Ambiental (ISSA) e a empresa Ambiental Consulting realizou uma consulta pública para discussão da proposta de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Guararu, na região conhecida como Rabo do Dragão. O evento aconteceu no dia 12 de maio no Auditório da Sasip, que fica na Estrada Guarujá-Bertioga, Quilômetro 17,5.
 
imagem - sex, 18/05/2012 - 11:47
 
O próximo passo agora será a elaboração da minuta de um decreto prevendo a criação da unidade de conservação e seus respectivos limites para a aprovação do decreto pela prefeita Maria Antonieta de Brito.
 
De acordo com o diretor presidente do Instituto de Segurança Sócio Ambiental (ISSA), João Eduardo Mele, foi feito um estudo para a criação da Área de Proteção Ambiental e Estrada Turística da Serra do Guararu. Na reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) de abril foram apresentados os estudos técnicos elaborados pela empresa Ambiental Consulting e aprovado pelo Conselho a proposta da criação da Área de Proteção Ambiental (APA).
 
Como mecanismo obrigatório para a criação da área de conservação foi feita a consulta pública com a sociedade e comunidade local que envolve a região e o entorno com grande número de participantes, sendo ouvidas todas as reivindicações e esclarecidas pela Prefeitura, pelo ISSA e pela Ambiental Consulting.
 
“O evento transcorreu de forma democrática e técnica e se encerrou com o direcionamento da criação da APA e o estabelecimento de forte conselho gestor e, depois da criação, a área de proteção será composta por entidades do poder público e sociedade civil de forma igualitária como mecanismo de gestão”, explicou João Mele.
 
Para encerrar, o diretor presidente esclarece: “o estabelecimento de políticas públicas para aquela região, salvaguarda a mais importante remanescente área de mata atlântica de Guarujá, assim como patrimônio histórico, arqueológico, paisagístico e ambiental da Serra do Guararu, juntamente com os valores culturais da comunidade lá residente”.
 
A ação do poder público está em cumprimento ao Artigo 22º da Lei N° 9.985/2000 e Artigo 5º do Decreto 4.340/2002. Foram convidados os órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, Organizações Não Governamentais (ONGs), proprietários de terras, representantes dos setores empresariais, associações comunitárias e o público em geral.
 
fonte: http://www.guaruja.sp.gov.br/aprovada-criacao-da-area-de-preservacao-ambiental-da-serra-do-guararu

terça-feira, 5 de junho de 2012

POLUIÇÃO INDUSTRIAL NOS RIOS DE CUBATÃO?


Por que o Rio Mogi, em Cubatão, normalmente 
tem uma coloração verde “industrial”?
Autoridades da Cetesb (agência ambiental paulista) e da Prefeitura de Cubatão afirmaram em diversas mídias da região nos últimos dias que o Município é “um dos poucos lugares do Mundo que conseguiu ter o controle de 100% das suas fontes poluidoras”, que “temos 100% de todas as fontes de poluição identificadas, com equipamentos de controle instalados e em monitoramento”.
Contudo, se a poluição industrial está 100% controlada, porque as águas do Rio Mogi, localizado no Vale Mogi (região onde estão localizadas várias indústrias pesadas do município), frequentemente apresentam uma cor esverdeada que não tem nada de natural?
 
Moésio Rebouças - jornalista e ambientalista
PS: As fotos em anexo foram clicadas hoje, 2 de junho, por volta das 15 horas.


sexta-feira, 1 de junho de 2012



‘MPT induz Imprensa e
TRT a erro’, diz sindicalista

presidente do
Sindicato dos EstivadoresCésar Rodrigues Alves 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) induz a imprensa, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) e a opinião pública a erro sobre a escala dos trabalhadores portuários avulsos.
A opinião é do presidente do Sindicato dos Estivadores, César Rodrigues Alves (fotos anexas): “Pior ainda, agora o MPT causa acidentes graves nos terminais”.

Sobre os acidentes, César cita o caso do funcionário terceirizado Márcio José Ferreira, para amarração de navios no terminal de contêineres da Santos Brasil, no Guarujá.
Ele teve parte da perna dilacerada, na noite de quinta-feira (31), quando fazia, sem experiência profissional, o serviço de um operário de turma de capatazia avulso. Está na UTI no Hospital Santo Amaro.

O outro caso citado pelo sindicalista teria ocorrido com o funcionário Daniel Estevam, do terminal de contêineres da Libra, na Ponta da Praia, em Santos.

Ele estaria desapeando um contêiner, a bordo, também sem experiência, quando teve um dedo esmagado. O serviço normalmente é feito por estivador ou trabalhador do bloco.

 “Nada disso estaria acontecendo, e Deus nos livre de acontecer coisa pior, como um acidente fatal, se o MPT não impusesse seus caprichos em relação à jornada de trabalho dos avulsos”.

Sobre a indução da Imprensa e da Justiça do Trabalho a erro, César cita “as manchetes erradas de que os portuários estão em greve, causando prejuízos de até R$ 5 milhões ao porto”.
 
“Na verdade, ninguém está em greve. O trabalho não sai porque o Ogmo (órgão gestor de mão-de-obra) não consegue escalar o pessoal conforme as normas impostas pelo MPT”, explica o sindicalista.

Para ele, o Tribunal Regional do Trabalho concedeu liminar ao MPT “para encerrar uma greve que não existe. A Justiça foi induzida a erro e ainda estipulou multa de R$ 100 por dia aos sindicatos”.

César explica que os sindicatos “não serão obrigados a pagar a multa porque, desde terça-feira (29), disponibilizam os trabalhadores para a escala que o Ogmo não consegue fazer”.

Sindicato dos Estivadores de Santos e Região. Rua dos Estivadores, 101, Paquetá, Santos (SP).
Presidente: César Rodrigues Alves (13-7804-3817). Redação e foto: Paulo Passos MTb 12.646, matrícula sindical 7588 SJSP. (13) 9161-8030.