quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

jornal Diário do Litoral - DL foi um dos que mais noticiou 
a denúncia, que partiu - pela primeira vez - 
da Rede Bandeirantes de televisão (Band)

Domingo, 24 de fevereiro de 2013 - 15h24
Guarujá

Audiências do 'Mensalinho' são suspensas

Da Redação

As audiências que dariam início ao julgamento do caso que ficou conhecido como Mensalinho do Guarujá, marcadas para acontecer entre esta segunda-feira e o dia 8 de março, foram suspensas.


 Nesse período, seriam ouvidos aproximadamente 70 testemunhas e 12 réus.A defesa do caso ganhou uma liminar no Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, em favor do ex-prefeito entre 2005 e 2008, Farid Said Madi, e seu irmão Ysam Said Madi.

o ex-prefeito Farid Madi (PDT) é acusado de ser o "chefão" no caso mensalinho...

Segundo consta no processo, ambos “estariam sofrendo constrangimento ilegal por parte da 2ª Vara Criminal da Comarca do Guarujá, já que sequer tiveram acesso às provas de acusação”.


o vereador Romazzini (PT), assassinado poucos anos depois 
da denúncia contra seus pares, foi o que mais lutou pela apuração.

Entre os réus, também estão o secretário de Governo da época, Antônio Addis Filho, e nove vereadores daquela Legislatura. Um deles é o atual vereador Mário Lúcio da Conceição. Eles figuram como réus por formação de quadrilha e corrupção.


apesar de figurar no rol de acusados, 
o vereador Mário Lúcio (PR), em 2012, conseguiu se reeleger

O escândalo teve início em 2006. Os vereadores da época foram acusados de receber propina da Prefeitura para aprovar projetos de interesse do Executivo. Imagens captadas por câmera escondida dentro do gabinete da presidência da Câmara mostraram o suposto esquema.

os ex-vereadores José Nilton (Doidão), em 2006 presidente da Cãmara, 
e a vereadora Sirana Bosonkian não conseguiram mais se reeleger

fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=182830&idDepartamento=5&idCategoria=0

domingo, 24 de fevereiro de 2013


Lei da mordaça contra 

professores em Cubatão



“A prefeitura de Cubatão utiliza o Estatuto dos Funcionários Públicos para demitir professores que se manifestaram por melhores condições de trabalho”

Recentemente, tanto no Estado como na cidade de São Paulo, conseguimos acabar com a lei da mordaça para os servidores públicos que, censurados por um regramento antidemocrático, eram impedidos de se manifestar criticamente em relação aos atos da administração ou mesmo sobre as autoridades constituídas. Esse dispositivo legal estava inscrito em incisos dos estatutos dos funcionários públicos dos tempos ainda do regime militar, inspirados naquele nefasto governo que impôs a censura, a tortura, os assassinatos e os exílios a quem se colocasse contra ele.

Entramos com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal que, por sua vez, ao pedir informações aos governos do Estado e da capital, praticamente obrigou-os a apresentar projetos de lei para o banimento, nos estatutos dos servidores, desse entulho autoritário que, inclusive, não tinha sido recepcionado pela Carta Magna de 1988.

Agora assistimos, perplexos e atônitos, a um fato anacrônico: a prefeitura de Cubatão utiliza o estatuto dos funcionários públicos, publicado em 1959, para pedir a demissão de professores da rede municipal que participaram, no final de 2012, de uma manifestação em defesa da reposição salarial e de melhores condições de trabalho. A perplexidade não para por aí. A prefeita de Cubatão é do PT e professora licenciada das redes municipal e estadual, tendo sido, antes de ser eleita para administrar a cidade, militante sindical da Apeoesp e participante de várias manifestações como as dos seus colegas que agora ela quer exonerar a bem do serviço público, através de processo administrativo.

Vários desses professores que podem ser exonerados ou punidos injustamente são da Escola Municipal Mario de Oliveira Moreira, que desenvolvia um projeto pedagógico inovador e bem-sucedido, inclusive premiado, em 2012, pelo Conselho Municipal de Educação de Cubatão. Não contente em perseguir os docentes, e dando sequência à retaliação, a prefeita baniu o projeto da escola, prejudicando toda a comunidade escolar Por isso, manifestamos nosso repúdio a esse ato autoritário e covarde da prefeita-professora contra trabalhadores que vivem do magistério e lutam por uma escola crítica, libertadora, democrática e de qualidade.

*CARlos Giannazi é deputado estadual pelo PSOL e membro efetivo da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.

domingo, 17 de fevereiro de 2013


Projeto já prevê espaço
para ampliação do VLT de Santos
Obras do VLT devem começar em fevereiro no chamado "trecho prioritário", informa a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

Autor: Da redação  |  Postado em: 28 de janeiro de 2013  |  Fonte: O Estado de S. Paulo


VLT vai ligar as cidades da Baixada Santista
créditos: Divulgação

Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) devem começar já no mês que vem no chamado "trecho prioritário" - o que contorna a região central de Santos, com um braço para a região portuária.

Nessa  mesma área, um futuro túnel está sendo planejado para receber carros e o próprio VLT. Depois, as obras devem seguir para São Vicente e para a Praia Grande. Só então as obras vão para a região do Guarujá.

Por túnel, VLT deverá ligar as cidades da Baixada Santista e permitir que o novo modal de transporte chegue, no futuro, também, ao Guarujá.

Caberá ao projeto executivo do túnel, que ainda está sendo feito, definir como será o compartilhamento do VLT com carros e caminhões nas vias submersas. Os estudos preliminares - que ainda podem ser alterados - indicam que, a exemplo dos antigos bondes, o VLT dividirá as pistas com outros veículos, como ocorre em várias cidades europeias.

As vias do túnel, que terão piso de concreto, estão sendo projetadas para receber até 6 mil veículos por hora em cada sentido. Ainda falta decidir, por exemplo, se ele terá só um trilho para o VLT, que poderá ser dividido por bondes em sentidos opostos, passando um por vez.

Pedestres

Quem quiser atravessar o túnel a pé ou de bicicleta poderá acessá-lo por uma das duas estações de transferência de pedestres que serão construídas em suas extremidades. Projetistas explicam que elas terão a aparência de estações de metrô, com escadas rolantes e elevadores. A ciclofaixa será pintada no chão, sem separação física dos pedestres.
fonte: http://www.mobilize.org.br/noticias/3432/em-sp-projeto-ja-preve-espaco-para-ampliacao-de-vlt.html?print=s

sábado, 9 de fevereiro de 2013


O jornalista e ambientalista cubatense Moésio Rebouças -
que já nos brinda com excelentes 
matérias e artigos sobre a defesa 
ambiental e as mazelas da cidade 
industrial de Cubatão SP (e
que, por incrível que pareça, possui 
um generoso território, inclusive 
próximo à Serra do Mar) -, agora 
volta-se à fotografia como 
linguagem, e reafirmando uma 
frase do chinês Confúcio filósofo chinês viveu em 470 a.C): "uma imagem vale mais que mil 
palavras"


Se me permite colega e amigo Moésio, batizei essa foto, como: "nossa Mata Atlântica verde-amarela..." Nada que lembre "patriotismo" para quem é um internacionalista....



No facebook pode-se encontrar suas mais recentes sacadas do olhar, que como ambientalista convicto e militante, não deixa passar o que para muitos é despercebido...