sábado, 28 de fevereiro de 2015

NOVA EPIDEMIA DE DENGUE EM ITANHAÉM-SP

Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2015 - 17h50
Em apenas dois meses

Com 67 casos  confirmados, Itanhaém poderá viver nova epidemia de dengue

* Carolina Iglesias

N/A
Pacientes devem procurar Unidade de Saúde da Família
Apesar de ter registrado um número inferior de casos, comparado com Peruíbe, município vizinho, Itanhaém está próxima de viver uma nova epidemia de dengue. Em estado de alerta para a doença, a Cidade já concentra 67 casos em apenas dois meses. O mais alarmante é que, no mesmo período, no ano passado, o Município contabilizava apenas três casos da doença.

Segundo informações da Prefeitura, neste momento, a Cidade está em estado de alerta para a doença. Por enquanto, a região do Umuarama concentra o maior número de casos. Para ser decretada epidemia, deverão ser registrados 280 casos na Cidade.


Mas, apesar de necessária a confirmação de 213 casos, o secretário de Saúde de Itanhaém, Francisco Garzon, estima que isso possa ocorrer no início de março. Isso porque, na Cidade há mais de 400 casos aguardando a confirmação do quadro. Diariamente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), recebe em torno de 100 pessoas com sintomas da dengue.

Em entrevista à TV Tribuna, Garzon afirmou que a Administração Municipal “tem feito a lição de casa”, porém a população deve se conscientizar para evitar a proliferação do mosquito no Município.

”Temos estruturado a nossa saúde. Temos agentes comunitários passando de casa em casa, além de agentes de endemia fazendo a nebulização nas áreas onde aparecem índices larvários.  A situação é muito preocupante. Mas precisamos dar um choque de consciência na população. Não queremos responsabilizar ninguém. Não se trata disso. Só queremos que a população faça o seu dever de casa”, comentou.

Para evitar a sobrecarga da Unidade de Pronto Atendimento, a Administração Municipal recomenda que a população que sentir sintomas relacionados à dengue, deve procurar as Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas por diversas regiões de Itanhaém, que abrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

A Prefeitura também ressalta que nestas unidades, o paciente recebe atendimento imediato, além de colher exames laboratoriais e receber orientações de hidratação, repouso e controle da temperatura.
Confira abaixo os endereços das Unidades de Saúde da Família:

USF Belas Artes: Rua Henrique Júlio Lima, 112, Belas Artes
USF Centro: Rua Artur Bernardes, 28, Centro
USF Coronel: Avenida Domingos Perez, 734, Jd. Coronel
USF Gaivota: Av. Flacides Ferreira, 500, Gaivota
USF Grandesp: Av. Pedro Carlos Gerônimo Soares, 1.074 - Jd. Grandesp
USF Guapiranga: Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº - Guapiranga
USF Loty: Rua Vereador Casemiro Guimarães Júnior, 424
USF Oásis: Rua Estanislau Gerônimo, 418 – Oásis
USF Savoy: Rua Jaime Lino dos Santos, 290 - Savoy
USF Suarão: Avenida Padre Teodoro Ratisbone, 921 - Suarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS, SEM ASSINATURA, ISTO É, LOGO ABAIXO DO SEU COMENTÁRIO DIGITE PELO MENOS O SEU NOME E SOBRENOME