Aprovado no Consema o início do planejamento das obras do túnel Santos-Guarujá
O Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) autorizou nesta quarta-feira (2), por unanimidade, que a Cetesb emita a Licença Ambiental Prévia (LP) para a implantação do túnel submerso Santos – Guarujá. Foram 27 votos a favor e duas abstenções.
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário), responsável pelo projeto em parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), estima que as obras iniciem em julho. A partir de agora, será realizado o planejamento da construção.
O próximo passo é a obtenção da Licença de Instalação (LI), que autoriza a implantação do empreendimento.
Em nota, a Dersa informou que aguarda a publicação do Decreto de Utilidade Pública, que define a área de domínio da ligação seca. O traçado final do túnel contempla uma série de ajustes incorporados para atender às demandas da população e das prefeituras locais.
MÓDULOS
O túnel será composto de seis módulos de concreto pré-moldado, que serão construídos em uma doca seca localizada no Guarujá.
Após finalizados, serão rebocados flutuando até o local onde serão submersos. Com investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões, o túnel é a maior obra pública viária já feita pelo estado em toda a Baixada Santista.
Publicação Prefeitura de Santos
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- Lélio Marcus Munhoz Kolhy, Aldo Gaspar Filho e outras 32 pessoas curtiram isso.
- Evaristo Blanco agora vai !
- Fernanda Terra Stori Oi Lélio, você sabe me dizer que órgão publica do Decreto de Utilidade Pública? No caso da Embraport foi o prefeito de Santos à época que o fez (Beto Mansur), mas não seria questionável a prefeitura legislar sobre área da União (manguezais são terrenos de marinha), apesar de estar no perímetro municipal? Neste caso do túnel, de quem será a responsabilidade?
- Lélio Marcus Munhoz Kolhy Pelo que sei, a declaração de utilidade pública ao nível municipal é feita por decreto, com ofício do Prefeito ou por indicação de vereadores, desde que atendendo os requisitos previstos em lei. Esse reconhecimento, em específico, dado a certas ativida...Ver mais
- Oscar Alves Capella Filho Valeu Lélio! Aguardemos...
- Fernanda Terra Stori Obrigada pelos esclarecimentos!!
- Denis Abessa independentemente, eu é que não vou passar nesse túnel - vou continuar de balsa. Em tempo, só pra lembrar: LP não dá direito a construir nada ainda, e sim a dar sequência nos estudos. mas nesse caso um trecho do túnel está em outro município (Guarujá). Sobre o trecho localizado na ilha, ok, mas como a Prefeitura de Santos vai legislar sobre o trecho da obra no município vizinho???
- Lélio Marcus Munhoz Kolhy Conselho Estadual do Meio Ambiente aprova túnel submerso entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo
http://infraestruturaurbana.pini.com.br/.../conselho...
- José Antonio Gonçalves CONSEMA COMPRADO!
- Marcio Fernandes da Silva Esse processo tá conturbado, pois o eia-rima tem um monte de furos, todos elencados pelo mp na audiencia blica, desprezados pelo consema. Nao se sabe ate agora se sera apenas pra veiculos leves e onibus ou incluira caminhoes tb, estado e municipio de santos tao se batendo nesse ponto. A questao q os moradores de santos nao percebem é q o tunel nao vai so afetar os moradores do macuco e entorno, pq serao despejados 40 mil veiculos dia na cidade, se vier caminhao entao, ja era!
- José Antonio Gonçalves O TÚNEL SUBMERSO É ELEITOREIRO (ponto). A maioria está esquecendo do IMPACTO que trará o fluxo de caminhões entre os dois portos (antigas duas margens: esquerda e direita), principalmente sobre o centro comercial de Vicente de Carvalho. E será que o "Centro de Santos ficará Alegre ("Alegra Centro")?
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